terça-feira, 30 de novembro de 2010

SISTEMAS REPRODUTORES

A Reprodução e o Sistema Reprodutor

   A reprodução é o processo através do qual os seres vivos originam outros seres vivos da mesma espécie. Assim, este processo é responsável pela preservação das espécies e pela continuidade da vida.
   O ser humano tem uma reprodução sexuada pois possui sistemas reprodutores que têm a função de produzir as células sexuais (os gâmetas).
   É de referir que o sistema reprodutor tem a função básica de permitir a fecundação, a qual consiste na união do gâmeta masculino, que é o espermatozóide, com o gâmeta feminino, que é o óvulo. Assim, a partir desta junção produz-se o ovo, a partir do qual se desenvolve um novo ser.
   Para terminar, os sistemas reprodutores masculino e feminino são constituídos por:
  • Gónadas, que produzem os gâmetas masculino e feminino.  As gónadas femininas são os ovários enquanto que as gónadas masculinas são os testículos;
  • Glândulas acessórias, que produzem secreções;
  • Vias genitais ou canais, que transportam os gâmetas;
  • Órgãos genitais externos, que permitem a união sexual.

 

O Sistema Reprodutor Masculino

   O sistema reprodutor masculino é constituído pelos órgãos genitais externos e internos.

Órgãos genitais externos masculinos

- O pénis é um órgão externo que tem uma forma cilíndrica que possui uma extremidade extremamente sensível a estimulações físicas que é designada por glande. Esta está protegida por uma prega de pele chamada prepúcio. O pénis é um órgão comum ao aparelho urinário e reprodutor, pois possui um canal que o une á bexiga, a uretra, por onde é expulsa a urina e o esperma e porque é o órgão sexual copulador durante a relação sexual. Este órgão é formado por outras estruturas: o corpo esponjoso, que é uma espécie de tubo que envolve a uretra, e dois corpos cavernosos, que se situam um de cada lado do corpo esponjoso. Quando ocorre uma estimulação, os corpos cavernosos enchem-se de sangue, fazendo com que o pénis aumente o volume, ficando erecto.É de referir que, as características do pénis variam de homem para homem;

- O escroto é uma espécie de bolsa de pele enrugada e mais escura do que as outras zonas do corpo, que contém os testículos, mantendo-os a uma temperatura inferior, em cerca de 2 ° à do resto do corpo;

- Os testículos são as gónadas masculinas e são responsáveis pela produção dos espermatozóides e da testosterona que é a hormona sexual masculina.

- O epidídimo é um canal que se situa na parte posterior e superior dos testículos e que recolhe os espermatozóides dos testículos, conservando-os até ao seu amadurecimento. É de referir que estes são órgãos muito sensíveis.

Órgãos genitais internos masculinos 

-  Os canais deferentes são dois canais que unem os testículos à vesícula seminal. Após saírem dos testículos, os espermatozóides são armazenados no epidídimo até ao seu amadurecimento. Depois de amadurecidos passam pelos canais deferentes.

- As vesículas seminais são duas glândulas em forma de saco que se situam em baixo da bexiga e segregam um líquido seminal, que é um líquido constituinte do esperma e é necessário para alimentar e facilitar o movimento dos espermatozóides.

- A próstata é uma glândula anexa firme e lisa que tem a dimensão de uma noz e que se localiza por baixo da bexiga, rodeando a parte inicial da uretra. Esta produz o líquido prostático que é um dos constituintes do esperma e, ao mesmo tempo, sendo rico em enzimas garante a sobrevivência dos espermatozóides.

- As glândulas de Cowper são duas glândulas anexas que se encontram por baixo da próstata. É de referir que este líquido pode transportar os espermatozóides.

Aparelho Reprodutor Masculino


O Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino é constituído pelos órgãos genitais internos e externos.

Órgãos genitais externos femininos
   Os órgãos genitais externos, também designados por vulva, correspondem à abertura externa do aparelho reprodutor. Assim, estes são constituídos:

- Pelos grandes lábios, que são duas pregas de pele, exteriores aos pequenos lábios. Estes protegem os órgãos sexuais;

- Pelos pequenos lábios, que são duas pregas de mucosa mais pequenas, que rodeiam a abertura da vagina e do meato urinário, que é o canal por onde a urina é expelida. É de referir que estes são zonas muito sensíveis;

- Pelo clítoris, que é uma estrutura que se localiza na junção dos pequenos lábios. Esta estrutura é sensível pelo facto de ter diversas terminações nervosas. É de acrescentar que o clítoris aumenta de volume durante a excitação sexual, sendo este o responsável pelo orgasmo na mulher.

Órgãos genitais internos femininos
   Os órgãos genitais internos femininos têm a forma de um T e situam-se na cavidade pélvica. Assim, estes são constituídos:

- Pela vagina, que é o canal muscular que estabelece a comunicação entre o útero e a vulva, sendo este o órgão copulador feminino. Esta possui paredes muito plásticas o que permite que se dilate bastante. Além disso, devido ao fluído vaginal o seu interior permanece sempre húmido. É de salientar que este canal conduz o fluído menstrual até ao exterior e é o canal que o pénis penetra durante as relações sexuais. Sendo através dele que os espermatozóides vão para o útero. A entrada da vagina é coberta pelo hímen, o qual é rompido durante a primeira relação sexual, mas é de referir que existem outros factores que podem causar o seu rompimento. Contudo, mesmo rompendo o hímen a mulher continua a ser virgem, pois esta só perde a virgindade depois da primeira penetração vaginal;

- Pelo cólo do útero, que é a parte inferior e mais estreita do útero, sendo a zona través do qual o útero se une à vagina. O canal central do cólo do útero é responsável pela eliminação do fluído menstrual para o exterior e pela passagem dos espermatozóides para o interior do útero;

- Pelo útero, que é um órgão musculoso, oco, e em forma de pêra virada para baixo, que está ligado à vagina e às trompas de Falópio pelo cólo do útero. O endométrio, que é a camada interior do útero, dá origem à menstruação. Além disto, este órgão alimenta e protege o feto em crescimento;

- Pelas trompas de Falópio, que são dois canais que ligam o útero aos ovários, junto dos quais se situa o pavilhão da trompa que recebe os óvulos que se soltam dos ovários e se dirigem para o útero. Por fim, é de referir que a fecundação, isto é a junção do espermatozóide com o óvulo, acontece nas trompas de Falópio;

- Pelos ovários, que são as gónadas femininas e que são responsáveis pela produção dos óvulos (células sexuais femininas) e das hormonas sexuais. Nestes existem folículos ováricos que podem transformar-se em óvulos. É de referir que o ovário liberta aproximadamente um óvulo por mês, o qual será captado pela Trompa de Falópio, dando-se a ovulação.

Aparelho Reprodutor Feminino




2 comentários:

  1. Desculpem o abuso, mas vou copiar a informação, para o meu powerpoint de CN.

    Obrigada

    Um rapaz agradecido

    ResponderEliminar
  2. Consideramos que fazes muito bem. Gostamos de saber que fomos úteis.

    Volta sempre.

    ResponderEliminar